PARQUE NATURAL DE SOMIEDO - VALLE DEL LAGO - ASTÚRIAS
P. N. DE SOMIEDO - ROTA DO VALE DO LAGO
UM DOS ESPAÇOS NATURAIS MAIS BEM CONSERVADOS DAS ASTÚRIAS
Subir de Pola de Somiedo, principal povoação do parque natural, à pequena aldeia de Valle del Lago a 1.350 metros de altitude, para conhecer este lugar mágico que esconde tanta vida natural é saber superar a ilusão individual e aprender a viver em concordância harmoniosa com a natureza. Descobrir este paraíso natural através de um percurso ascendente ao longo de um dos vales de Somiedo, faz parte de uma aventura onde a ação do homem praticamente não existe. Afinal estamos numa das áreas naturais mais puras de toda a Espanha.
Em Valle del Lago, foi o ponto de partida para o noso trilho.
As espécies dominantes nas encostas são os bosques de faias e carvalhos, azinheiras, bétulas e outras como as gramíneas que nos oferecem o tom predominante ao longo deste percurso.
O homem soube compreender a natureza do Parque, e este devolveu-lhe os seus cuidados. Pastagens nas encostas mais baixas e terrenos agrícolas em perfeita harmonia com o meio envolvente.
Há muitas aves de pequeno porte e foi possível ver a sobrevoarem no topo das montanhas águias e abutres. Para a observação dos ursos pardos, nada como fazer uma excursão de observação com um guia, que por norma partem de Pola de Somiedo. É preciso binóculos e alguma dose de sorte para ver estas magníficas criaturas.
Eu não consegui ver nenhum urso pardo!
Da sua paisagem destaca-se a beleza dos lagos, situados a sul de Somiedo. O Lago del Valle, é o maior lago das Astúrias.
Ao longo do percurso, existem brañas com pastos férteis, onde se podem ver, as tradicionais "cabanas" de teito de escoba (cobertura feita de material vegetal). As cabanas, construídas com pedra da região e telhados de giesta, que eram utilizadas como refúgios pelos criadores de gado transumante. São símbolos da identidade cultural de Somiedo e testemunhos dos modos de vida e trabalho das gerações mais antigas.
As características geológicas desta zona são de grande valor geológico, devido à grande variedade de materiais: calcários, siliciosos, arenitos e que dão origem a espetaculares formas cársicas.
São 6 quilómetros até ao Lago do Vale por um caminho rural bordejado de verdejantes pastos e montanhas majestosas, não apresentando qualquer tipo de dificuldade.
Inicio do percurso/Chegada: Valle del Lago
Distância: 12 Km (ida e volta)
Duração: 3:45h
Itinerário: Um sentido. Após 2,5 km iniciais, junto a uma bifurcação podemos optar por seguir por um caminho da direita, que atravessa um lindo bosque de faias e também vai dar ao Lago del Valle. Este percurso tem mais sombras, sendo ideal para os dias de calor. Uma boa opção é ir por um e regressar pelo outro, o que torna o percurso semi-circular. Está bem sinalizado
Desnível: 334 metros. O Lago do Vale, está aproximadamente à cota 1.670 metros de altitude.
Um espaço de contrastes entre picos e depressões, que permitem perceber a marca dos movimentos tectónicos sofridos nos seus numerosos empurrões, falhas e dobras.
Em Pola de Somiedo, é obrigatório visitar o Centro de Interpretação do Parque Natural de Somiedo, para obter informação sobre os trilhos de Somiedo.
Comentários
Enviar um comentário