Um bonito passeio na Ecovia do Vez, Vilela - Sistelo
AGOSTO 28, 2023 ARCOS DE VALDEVEZ - SISTELO
Há muito que desejava caminhar neste espaço natural atraído pela magia visual proporcionada pelos socalcos da região. Sistelo, antiga povoação medieval, guarda ainda toda a beleza rural ancestral. Conhecida como o pequeno Tibete português, tem nos seus fabulosos socalcos "moldados durante anos pela intervenção humana" uma marca identitária única em todo o país.
O nosso destino levou-nos a um lugar que privilegia a descoberta da natureza, cultura e gastronomia do Norte. Muito próximo de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima que conservam todo o encanto característico do Alto Minho. São vilas carregadas de história, paisagem verde, frescura abundante, arquitetura solarenga e um rio que espalha a vaidade de todos.
Partimos cedo para a nossa caminhada, deixando para trás a Quinta Ecológica da Peneda, localizada nas franjas do Parque Nacional Peneda - Gerês. Pedro e Elisabete, são os proprietários que um dia abandonaram a cidade para comprarem uma quintinha abandonada e poderem concretizar um modelo de vida mais equilibrado, saudável, tolerante e feliz, ao nível ecológico e humano.
Fiquei com muita pena de não ter podido levar ao passeio o 'Castro' Laboreiro que durante a nossa estadia foi um bom amigo.
A Ecovia do Vez desenvolve-se ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,5 kms. Liga Jolda S. Paio ao Sistelo e está oficialmente dividido em 3 etapas. Fizemos a Etapa 3, Vilela - Sistelo, com a distância de 10,266 metros. O percurso encontra-se bem sinalizado.
Um aviso para quem vai de automóvel: Procure chegar cedo à Ponte Medieval de Vilela, apenas existem dois ou três lugares para estacionar. Após cruzarmos a ponte Medieval de Vilela, o percurso essencialmente rural ou natural, permite-nos atravessar passadiços que nos levam a locais de outra forma inacessíveis e com paisagens deslumbrantes. Também permite ir a banhos numa das praias fluviais, admirar as várias represas e pesqueiras construídas pelo homem, e terminar a caminhada nos socalcos do Sistelo, tudo isto em pleno contacto com a natureza.
Somos felizes se aprendermos a viver melhor e a encontrar o desejado equilíbrio junto da natureza. São momentos simples para observar, sentir e escutar os sons da natureza.
A aldeia do Sistelo guarda igualmente a memória do património cultural e natural, com um núcleo de espigueiros, uma fonte e casario típico, para além da singular e misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, edificada nos meados do século XIX.
Existem trilhos para todos os gostos com início e chegada à aldeia do Sistelo.
A raça bovina Cachena, faz da região P.N. da Peneda-Gerês o seu solar. Devemos prestar atenção quando conduzimos.
As caminhadas são uma ótima forma de contribuir para a sua saúde e são praticamente acessíveis a todas as faixas etárias.
Comentários
Enviar um comentário