Os Meus Passeios a pé, entre o estuário do Rio Arade e a Ria de Alvor

OUTUBRO 7, 2022 PORTIMÃO
A caminhar pelo passeio da zona ribeirinha de Portimão até à foz do Rio Arade, permite olhar com clareza o rio, praticar exercício ao ar livre e ter a vantagem de poder viajar no tempo. Outro percurso agradável pelo cenário envolvente com início na Praia do Alemão, pode estender-se até ao sapal da Ria de Alvor. O trilho sinuoso por cima das arribas deixa-me aproximar do mar e espreitar uma sucessão de praias de difícil acesso aninhadas em rochedos multicolores que se vão lentamente esboroando. Neste trecho da costa do Algarve, a vegetação autóctone permanece resiliente aos anos de seca extrema e à pressão urbana sobre os ecossistemas naturais.
Por aqui estão alguns trilhos pedestres ao longo de uma paisagem marítima de grande beleza natural.
Já havia alguns minutos que o passo se tornara mais rápido, quando o Museu de Portimão surge à nossa direita, a acompanhar o Rio Arade. O Museu, instalado no edifício da antiga fábrica de conservas Feu Hermanos, guarda as memórias da indústria conserveira, das suas comunidades locais e a profunda relação que havia com o rio Arade e o Atlântico.



Por este rio, mais adiante, também existiram os primeiros estaleiros navais que serviam para a construção e manutenção da frota.

Já na foz do rio Arade, o molhe Oeste da Praia da Rocha, costuma fazer parte do itinerário dos caminhantes.


A partir da ponta de João de Arens existe a possibilidade de caminhar e explorar as arribas até à Praia dos Três Irmãos. Neste abençoado trecho da costa do Algarve os rochedos de composição calcárea e mistura de argila, revestem tonalidades de infinita riqueza e variedade.



O clima de características mediterrânicas com Invernos amenos e húmidos e Verões quentes e secos contribuem para uma grande variedade de habitats. Nas dunas fixas junto do mar podemos encontrar esta bela planta Pancratium maritimum, ou Narciso-das-areias cujas flores brancas surgem durante os meses de verão.

A Ria de Alvor como a mais importante zona húmida do Barlavento Algarvio surge como espaço de grande beleza natural. Conciliando fatores como a ação das marés, o clima, o tipo de solos e a topografia, a Ria de Alvor tem uma grande diversidade de habitats que são suporte de uma grande biodiversidade.



O meu fiel de quatro patas ...


 

Comentários

  1. Muito bom Blog, vêsse que é feito com muito cuidado e por alguém que ama a natureza e conhece muito bem a região, fantástica s fotos de magníficos lugares, muitos parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares