Cantábria - Entre o Mar e a Montanha

 SETEMBRO 1, 2022 POTES, BARÓ, MOGROVEJO E FUENTE DÉ, ESPANHA

A Cantábria e principalmente as Astúrias são territórios abençoados pela «orbayu», uma chuvinha suave, tão ténue como um manto de seda húmida - dizia Luís Sepúlveda com conhecimento de causa. Estas duas comunidades autónomas oferecem uma biodiversidade e belezas naturais, tornando-as num dos lugares mais místicos e visitadas da Península Ibérica. Por aqui estão os espetaculares Picos da Europa, que distribuem-se por três maciços de grandes desníveis orográficos e estendem-se paralelamente à costa Cantábrica. 


 


Escolhemos para a nossa estadia 'La Casona de Baró', uma linda casa típica da região localizada na aldeia de Baró. Esta pequena povoação está "encravada" no município de Camaleño, aos pés dos Picos da Europa em Cantábria e rodeada por uma ambiente de enorme riqueza natural.


Caminhar e explorar os maciços que durante séculos serviram de barreira contra sucessivas invasões de outras culturas, subir aos cumes mais eriçados ou visitar os lagos de Covadonga dão-me forças e ajudam-me a manter saudável. Descobrir as suas aldeias situadas nos remotos vales de montanhas, os cenários idílicos dos bosques de faias, a flora diversificada e degustar a sua gastronomia são experiências que ficarão para sempre perpetuadas na minha memória.


Foi sobre o maciço Oriental, com destaque para a sua impressionante parede sudeste elevada sobre o município cantábrico de Liébana, que decidimos fazer a nossa caminhada. Subir o teleférico de Fuente Dé, é imprescindível para os amantes de montanha! Em poucos minutos transporta-nos da estação base a 1.070 metros de altura à base superior localizada a 1.823 metros. Chegados à estação "El Cable", oferece-nos uma vista espetacular sobre o anfiteatro montanhoso do maciço central dos Picos da Europa. A partir deste spot existe a possibilidade de realizar várias atividades de montanha.


Aqui iniciamos a nossa caminhada de nível moderado, com passagem pelo Chalet Real, Prados de Aliva e excelentes paisagens sobre o maciço de Andara.









Potes, uma vila medieval cujas principais atrações são as pontes sobre o rio Deva e a Torre do Infantado (do séc. XV), rodeada por espetaculares montanhas, merece uma visita. Ao calcorrear pelas ruelas e becos dos bairros da parte antiga, faz-nos imaginar tempos passados repletos de história. Apreciar o casario de pedra, as mansões e os terraços floridos. 
A partir de Potes, são 23 Km por uma estrada com o rio Deva a correr apressadamente para o mar, até Fuente Dé. 




Envolvidas por um ambiente de enorme riqueza natural, destaque para as pequenas aldeias de Mogrovejo e Espinama que mantem vivas as suas artes caseiras.
Também a não perder a visita ao Mosteiro de São Toríbio de Liébana com umas vistas incríveis para o Parque Nacional dos Picos da Europa.



Após um bom trekking, aproveitar o final de tarde para uma prova de queijos artesanais e umas "cervezas" na imperdível aldeia de Mogrovejo.

Comentários

Mensagens populares