OUTUBRO 2, 2021 SERRA DE GREDOS, ESPANHA
A nossa viagem levou-nos
até Espanha, para um percurso emblemático no Parque Regional da Serra de Gredos - Rota da Laguna Grande de Gredos.
Tantas vezes atravessáramos a Autovia Ruta de la Plata para outros destinos como as Astúrias ou Pirinéus, sem dedicarmos a merecida atenção aos perfis montanhosos algures entre as cidades de Ávila, Toledo e Cáceres.
Em Béjar, deixamos
a autoestrada A-66 para seguirmos em direção à vila de El Barco de Ávila. Ao longo da estrada somos
guiados para o coração das montanhas que integram o Sistema Central Ibérico, das
quais fazem parte a Serra da Gata, Serra de França, Serra de Gredos e outras. Por ali estão magníficas paisagens de montanha de grande riqueza
natural e trilhos que se escondem por detrás de umas botas de caminhada.
Foi em Hoyos del Espino, que decidimos pernoitar por se encontrar apenas a 12 Km de distância do início da nossa caminhada.
Acesso ao Parque Regional da Serra de Gredos
O início deste percurso em
calçada romana leva-nos ao Circo de Gredos. Durante a caminhada vamos encontrar paisagem de montanha que começa na Plataforma a 1780m de altitude até ao Mirador dos Barrerones a 2170m, para depois descermos à Lagoa Grande a quase 1900m.
Em plena atmosfera de montanha atravessamos a extensa área do Prado de las Pozas. Podemos apreciar na morfologia do vale a existência de moreias causadas pelo degelo dos glaciares. (blocos de rochas polidas e estriadas que foram arrastados em resultado do processo erosivo). Verificamos em altitude a existência de prados e áreas rochosas.
À nossa frente está o ponto mais alto do maciço, o Pico do Almanzor que atinge os 2592m de altitude.
A cabra-montês: a elegância à beira do abismo
Vai lá, pousa a mochila e faz-lhe festas!
Na paisagem predomina o Piornos, Cytisus oromediterraneus. Entre o final de Maio e Junho, o Parque da Serra de Gredos fica tingido de amarelo devido à floração deste arbusto. É nas zonas mais altas que encontramos numerosas plantas endémicas, entre elas a manzanilla de Gredos, Santolina oblongifolia e vegetação rupícola (visível nas fendas das rochas).
Neste passeio encontramos magníficos exemplos de geomorfologia glaciar e na parte mais espetacular, sem dúvida, a chegada ao Circo de Gredos, coroada pelo Pico do Almanzor e na sua base o lago glaciar.
Os objetivos básicos do Parque Regional da Serra de Gredos, são a conservação dos seus recursos naturais, promover o conhecimento e fruição dos valores naturais para um turismo sustentável e de qualidade.
O melhor "Spot" em Hoyos del Espino com maravilhosa vista para as montanhas. Estas foram as "cervezas" premiadas.
Comentários
Enviar um comentário