Uma viagem ao Pic du Midi d'Ossau
Os Pirenéus
são conhecidos pelos seus picos majestosos cobertos de neve, parques naturais,
paisagens repletas de florestas ricas em biodiversidade que oferecem aos seus
visitantes aldeias em paisagem patrimonial, desportos de neve e belíssimos
trilhos para caminhadas de montanha.
O objetivo da caminhada foi fotografar o Pic du Midi d’Ossau, uma montanha que se eleva acima do vale de Ossau, nos Pirenéus franceses com uma altitude máxima de 2.884 metros.
Em pleno Parque Nacional dos Pirenéus, cruzamos a fronteira entre Espanha e França por col du Pourtalet e prosseguimos a nossa viagem durante 14 Km pela estrada D-934. Antes de Gabas e no meio de uma curva acentuada, vamos encontrar um desvio à mão esquerda, que nos levará por outra estrada até ao parque de estacionamento junto ao lago de Bious- Artigues.
Iniciamos a caminhada, a bordejar o lago de Bious-Artigues pela esquerda, passamos por um bonito bosque de faias e abetos, até surgir uma área ampla de pasto e a pequena ponte de Bious. Aqui existe uma bifurcação no caminho e seguimos pelo lado direito na rota GR10-Ayous. Voltamos a passar por uma exuberante floresta de faias e após superarmos algumas encostas fáceis chegamos ao primeiro lago - Lac Roumassot, a 1.850 metros de altitude. Junto ao refúgio de Ayous terminamos o nosso percurso para contemplarmos o bonito lago Gentau, a 1.924 metros.
O famoso refúgio dos Pirenéus Atlânticos, permite pernoitar está rodeado de lagos e oferece-nos uma vista deslumbrante do emblemático Pic du Midi.
Comentários
Enviar um comentário